Tremembé

A partir das expedições para exploração do Vale do Paraíba, muitos desbravadores foram se fixando na região, em pontos esparsos. Jacques Felix, fundador de Taubaté, conseguiu reunir em suas terras, Sítio Tremembé, diversos deles, dando origem a povoados. 
Um dos povoadores, Balthazar da Costa Cabral, possuidor de parte das terras, mandou construir em sua propriedade, uma ermida em louvor à Nossa Senhora da Conceição, onde era venerada a imagem de Senhor Bom Jesus. 
Em 1672 foi rezada a primeira missa na Igreja de Senhor Bom Jesus do Tremembé, que havia sido construída em substituição à primeira Capela. A irmandade do Senhor Bom Jesus, passou a zelar pelas terras que foram doadas ao santo, aí formando o pequeno povoado de Tremembé. 
O Topônimo Tremembé é de origem tupi-guarani, ?tirí-membé?, que significa: alagadiço, brejo. 
Inicialmente Tremembé viveu do comércio que realizava com os tropeiros que desciam da Mantiqueira em direção ao porto de Ubatuba. Essa atividade perdurou até o ciclo do café, meados do século XVIII. 

Fonte: http://cidades.ibge.gov.br/

O que visitar:

Antiga Estação Ferroviária Paulo - Basílica do Senhor Bom Jesus de Tremembé - Bica da Água Santa - Carmelo Santa Face e Pio XII - Criação de Jacarés do Gimbo - Igreja do Berizal.

 

Calendário dos principais Eventos:

Fevereiro/Março:

- Carnaval

Maio:

- Festa do Arroz

Julho/Agosto:

- Festa do Senhor Bom Jesus de Tremembé

Dezembro:

- Natal Iluminado

 

Onde comer:

Ainda não disponível

 

Onde dormir:

Ainda não disponível

 

Vídeo:

Ainda não disponível

 

Revista:

Ainda não disponível

 

Parceiros locais:

Ainda não disponível

 
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle

© 2016 por SF Produções