• Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle

© 2016 por SF Produções

Lorena

Lorena teve sua povoação iniciada no final do século XVII, após surgir como necessidade de apoio às expedições dos bandeirantes e viajantes na travessia do rio Paraíba, na cobiça do ouro à Minas Gerais, onde era instalado o denominado ?porto de Guaypacaré?.
A povoação surgiu junto ao porto em meados de 1695, com as roças de Bento Rodrigues Caldeira, João de Almeida e Pedro da Costa Colaço. Em 1709, estes roceiros fizeram uma construção, por meio de doações, dedicada à Nossa Senhora da Piedade. Então, em 1718, Lorena passou de ?terra de Bento Rodrigues Caldeira? à freguesia de Nossa Senhora da Piedade, mesmo que, para os índios, ela sempre tenha sido Guaypacaré. Guaypacaré é um nome tupi que significa braço ou seio da Lagoa Torta, em virtude de um braço do rio Paraíba, existente no local na época.
Em 14 de novembro de 1788, Lorena deixou de ser freguesia e foi elevada à vila, pelo Decreto do então Governador do Estado de São Paulo, Bernardo José Lorena, razão por que foi dada à vila o nome de Lorena. Nesta data também foi levantado o pelourinho e eleita a primeira Câmara de Vereadores. A vila foi elevada oficialmente à cidade de Lorena em 1856.

Fonte: http://cidades.ibge.gov.br/

O que visitar:

Basílica Menor de São Benedito - Catedral de Nossa Senhora da Piedade - Comunidade Canção Nova - Comunidade Casa Bethânia - Estação ferroviária - 

Igreja Nossa Senhora do Rosário - Palacete Veneziano - Solar Conde de Moreira Lima - Solar dos Azevedos 

 

Calendário dos principais Eventos:

Ainda não disponível

 

Onde comer:

Ainda não disponível

 

Onde dormir:

Ainda não disponível

 

Vídeo:

Ainda não disponível

 

Revista:

Ainda não disponível

 

Parceiros locais:

Ainda não disponível