Bananal

Em meados do século XVII, a região era ocupada por remanescentes de tribos indígenas, semi­civilizadas, que atrairam povoadores diversos, aos quais foram concedidas sesmarias. Numa destas, seu donatário, João Barbosa de Camargo, construiu, em 1783, a primeira capela dedicada ao Senhor Bom Jesus do Livramento, doando-lhe um terreno de meia légua em quadra. 
Entre os primeiros residentes da localidade, destacou-se o Comendador Antônio Barbosa da Silva que promoveu o desenvolvimento de Bananal, cujo nome de origem indígena vem de Banani e significa "rio sinuoso". 
Alguns anos depois, a cafeicultura fortaleceu a economia da região, fazendo surgir grandes fazendas e melhoramentos públicos no núcleo urbano, tais como a implantação de um ramal e estação da Estrada de Ferro Central do Brasil. O prestígio da Câmara Municipal chegou a endossar um empréstimo do Governo Imperial junto aos banqueiros londrinos, por exigência destes. 
Com a queda do café, as lavouras foram substituídas por algodão e principalmente, a criação de gado leiteiro, principais fontes de renda atualmente. 

Fonte: http://cidades.ibge.gov.br/

O que visitar:

Igreja Matriz Senhor Bom Jesus do Livramento - Chafariz - Estação Ecológica de Bananal - Estação Ferroviária - Fazenda dos Coqueiros - Fazenda Independência - Fazenda Loanda - Fazenda Três Barras - Hotel Fazenda Boa Vista - Recanto da Cachoeira - Solar Aguiar Valim - Solar dos Guimarães – Sobrado da Dona Laurinha.

 

Calendário dos principais Eventos:

Fevereiro/Março: 

-Carnaval

Julho:

- Festa de Sant’Ana,

Agosto:

Festa do Padroeiro Senhor Bom Jesus do Livramento 

Setembro:

Encontro de Motociclistas 

 

Onde comer:

Ainda não disponível

 

Onde dormir:

Ainda não disponível

 

Vídeo:

Ainda não disponível

 

Revista:

Ainda não disponível

 

Parceiros locais:

Ainda não disponível

 
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle

© 2016 por SF Produções